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Pintar Lábios a Porcos

PINTAR OS LÁBIOS A UM PORCO!


SE ESTÁ A PENSAR EM FAZER UM “REFRESH” AO SEU LOGO PENSE DUAS VEZES. PODE PRECISAR DE BEM MAIS DO QUE ISSO PARA (RE)CONSTRUIR A SUA MARCA, PASSAR BATOM NOS LÁBIOS PODE NÃO CHEGAR!

Na campanha eleitoral de 2008, Barack Obama surpreendeu muita gente ao utilizar a expressão “Lipstick on a Pig” para qualificar a agenda Republicana nessas eleições. (veja aqui esse momento do discurso de Barack Obama)
Do outro lado da barricada estavam o senador-herói-de-guerra John McCain (RIP) – candidato à Presidência – e uma caçadora de alces do Alaska de seu nome Sarah Palin – candidata à Vice-Presidência.

Vozes ofendidas se levantaram! Estaria o candidato democrata a comparar a sua adversária política a um suíno?!?
Afinal não (e a expressão até já tinha sido utilizada pelo próprio republicano).

Então o que significa a expressão “Lipstick on a Pig” ou seja “Pintar os lábios a um porco”?
Que mesmo com batom um porco não deixa de o ser.
Que manobras estéticas (ou semânticas) não alteram a essência.

Válido na Política, Válido para as Marcas

…e válido na nossa Vida.
Mudar a forma como uma pessoa se veste altera quem ela realmente é?
Pode mudar a primeira impressão que causa, o impacto será diferente, mas as suas competências (ou falta delas), o seu discurso e os suas ideais mudam?
Não mudam pois não?

E alguns gestores bem intencionados, na ânsia de quererem dar um novo ímpeto a uma empresa estagnada ou mesmo já em queda optam por fazer um Refresh do logotipo, julgando poder assim dar um volte-face na marca e fazer desaparecer todos os seus problemas como por magia.

De forma análoga, novas marcas saltam com entusiasmo para a construção do seu logo vendo aí um elemento fundamental na sua comunicação, que lhes vai trazer a visibilidade necessária, o amor incondicional de ordas de cliente e uma irresistível diferenciação face à concorrência, prestes a ser destruída impiedosamente!

Mas infelizmente não é isso que vai acontecer.
Saltaram vários passos, os mais importantes, aqueles que realmente fazem a diferença e que criam sólidas fundações para a empresa ou marca.

ENTÃO O QUE FAZER?

AO CRIAR UMA MARCA

Inclua o exercício de branding na própria estratégia de oferta.
O design deverá também entrar nesta fase, para ser parte do processo e não só um mero executante.
E vá para além do seu produto ou serviço: faça do Branding uma bússola para os RH, para a Logística, para as Vendas, para os Operacionais, para o Apoio ao Cliente.  Coloque a voz da marca em tudo o que a sua empresa é, diz e faz.
Ela irá mostrar o caminho que a empresa quer tomar.

JÁ TEM MARCA CRIADA MAS SENTE QUE PRECISA DE ALGO MAIS

Primeiro Analise. Identifique. Pense.
E só depois Planeie. Decida. Execute.

Comece por responder a algumas perguntas:

  • Porque quero mudar de logo?
  • Qual o problema que quero resolver?
  • Sei mesmo o que é / quem é a minha marca?
  • Tenho um verdadeiro sistema de identidade gráfica?
  • Qual a reação dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros institucionais aos meus serviços ou produtos? E à minha empresa no geral?

Depois de responder, deverá conseguir posicionar-se num destes pontos:

  1. PRECISO DE UMA (RE)DEFINIÇÃO CLARA DA MINHA MARCA E DA MINHA OFERTA – REBRANDING
  2. PRECISO DE UM VERDADEIRO SISTEMA DE IDENTIDADE GRÁFICA ALINHADO COM A MARCA
  3. PRECISO APENAS DE ALTERAÇÃO DO LOGOTIPO

Em que consiste cada um deles?

1 – PROCESSO DE REBRANDING

Um exercício de rebranding pode nem implicar a mudança de logo!
Este é acima de tudo um trabalho de posicionamento, de atitude perante o mercado, de reorientação estratégica, que envolve vários aspetos da empresa (ou mesmo todos).

Alguns pontos precisam de ser definidos:

  • Que problema se pretende resolver?
  • De que forma o rebranding irá resolver este problema?
  • Quero mesmo fazer um rebranding? Estou empenhado em fazê-lo? Tenho os recursos necessários?
2 e 3 – ALTERAÇÃO DE LOGO OU DE IDENTIDADE GRÁFICA

Pelo contrário mudar de logotipo não é rebranding.
É apenas e tão só alterar o principal elemento da identidade gráfica.
É mudar de roupa a meio do dia. No pior cenário pode até ser “meter batom num porco”….

E é esse o problema com um exercício de refresh: é que raramente se está a mexer no que importa.
É um exercício superficial.
É apenas um novo logotipo.  Nada mais que isso.

Mas existem situações em que pode fazer sentido alterar o seu logotipo:

  • A sua empresa vai sofrer alterações
    Uma nova Identidade Gráfica ajuda-o a sinalizar junto do mercado e até da sua equipa alterações ou evoluções na empresa (Exº mudança de instalações, expansão internacional etc)
  • O seu Logo não é flexível
    O Logótipo não está pensado para suportes tecnológicos (banners, apps, responsive design) ou situações de aplicação em espaço e/ou objetos (exº packaging)
  • O Logotipo não está alinhado com a sua marca
    Tem a sua marca definida, todos os pontos de contacto com o mercado mapeados e todos os elementos da marca identificados e desenvolvidos.Mas não reconhece no seu logo o que definiu para a sua marca. E o seu mercado alvo também não.
  • Não tem uma verdadeira Identidade Gráfica
    Os elementos de design não têm consistência entre, não estão alinhados com a marca ou nem manual gráfico tem?
  • O seu Packaging está datado
    Olha para as embalagens do seu produto e o que vê? Uma marca do séc. XXI  com packaging do séc. XIX?
  • A diferença entre si e a sua concorrência não é visível
    Fez todo o trabalho de branding, com o posicionamento e fatores de diferenciação bem definidos.
    Mas olha para a sua identidade gráfica e da concorrência e não consegue perceber a diferença.
    E pior ainda, o seu mercado alvo também não.

NÃO SE ESQUEÇA!

Pode trabalhar incansavelmente, ter uma planificação impecável e uma execução irrepreensível.
Mas se tiver uma oferta que não satisfaça o seu mercado (seja pela falta de qualidade ou por simplesmente não se adequar à procura) ou se não estiver a falar para as pessoas certas, da forma correta e no local indicado nada disso importa.
Porque vai estar apenas a pintar os lábios a um porco e a pedir às pessoas que o beijem!

QUERO AJUDA!
QUAL O PRIMEIRO PASSO?

Encontrar uma agência de design que perceba a sua visão e o ajude a definir um caminho.
Definir causas para a mudança e os objetivos que pretende atingir com ela.
Perceber se mudar de logo é suficiente ou se terá de se ir mais fundo e fazer um Rebranding.

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