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Logotipo

O QUE É UM LOGOTIPO E PARA QUE SERVE?


O LOGOTIPO É A FORMA MAIS IMEDIATA QUE A MARCA TEM PARA DIZER AO MUNDO O QUE É E AO QUE VEIO.

Desde o momento em que acordamos que estão à nossa volta.
Vemo-los em todo lado. Ouvimos falar deles constantemente. Criamos ligação com eles, amamos ou odiamos, uns recordamos outros nem por isso. Para alguns são apenas um desenho, para outros um objeto de culto. Emoção ou razão?

Quando pensamos numa marca, pensamos num logotipo. E no entanto ele é apenas uma pequena parte da marca, mas uma das mais visíveis.
Por isso conhecer melhor este pequeno grande elemento de uma marca é uma forma de entender o que nos rodeia e, para quem quiser construir uma marca, a importância dele.

Comecemos pelo principio: esclarecer o que ele é para podermos explorar o resto.

O QUE É O LOGOTIPO?

ETIMOLOGIA

A palavra deriva de dois termos gregos:
Logo + Typo = Palavra / Significado / Razão + Letra

Nesse sentido logotipo é a associação de uma palavra (enquanto veículo de significado) com uma fonte.
E por isso, em bom rigor, estamos perante um logotipo no verdadeiro sentido da palavra quando a marca apenas é representada pelo nome e pelo tipo de letra (o que também se denomina de Lettering, ou seja, uma letra desenhada):

Exemplos de Logotipos no sentido estrito da plavra

Mas, quer na The Silver Factory, quer em todo o lado fora dos circuitos académicos, o que vemos é a generalização do termo.
É mais fácil de compreender e, convenhamos,  faz muito bem o seu trabalho sem termos de complicar.

Então sendo assim, um logotipo é um elemento gráfico que simboliza / representa a marca e o que ela quer significar.
Para ser um digno representante, deverá ter nele a histórias e as estórias da marca, transportar consigo uma mensagem essencial (atividade, valores)  e com isso tudo fazer uma ligação emocional com a audiência.

NOTA DE NERD
O uso mais correto seria utilizar Logótipo, assim, com acento. E porquê? Pela mesma razão que escrevemos protótipo e estereótipo: a origem grega abre aquela sílaba.
Mas o hábito não só faz o monge como também a língua e neste momento ambas as versões são aceites pelos dicionários (para mais pormenores, clique aqui)

TIPOS DE LOGOTIPO

1. LOGOTIPO

Apenas o Lettering (como já expliquei acima)

2. SÍMBOLO / ISOTIPO

É um ícone, ilustração, imagem ou letras que representam uma ideia, neste caso a marca, a sua personalidade e a sua visão.

2.1 PICTOGRAMAS

É uma ilustração, um ícone que sozinho pode representar uma marca, sem necessidade de suporte de texto.

Existem 2 tipos

i. FIGURATIVOS
Têm uma óbvia ligação com um elemento real

Exemplos de Pitctogramas Figurativos: Twitter e Peugeot

ii. ABSTRATOS
Não representam nenhum elemento real

Exemplos de Pictogramas Abstratos: Adidas e Audi
2.2 SÍMBOLOS TIPOGRÁFICOS

Símbolos formados por letras (e não palavras) com alguma relação com a marca.

i) INICIAL
Marca é representada, como o nome indica, pela sua inicial

Iniciais do Facebook e da Unilever

ii. MONOGRAMA
Duas, três ou mais letras que combinadas com outros elementos gráficos formam um símbolo.

Monogramas dos New York Yankees e dos Comboios de Portugal

iii. SIGLA / ABREVIATURA
Palavra formada pelo conjunto das letras iniciais da marca

Abreviaturas da Rádio Televisão Portuguesa e da Hewlett-Packard

iv. FIRMA
Marca é representada pela assinatura do seu fundador ou pessoa que melhor a simboliza.

Assinaturas de Walt Disney e de Fátima Lopes
3. IMAGOTIPO

Binómio texto-ícone bem distintos e que podem funcionar separadamente ou em conjunto.

4. ISOLOGO

Texto e ícone nunca podem ser apresentados separadamente.

NOTA:
Vejo-a ser utilizada muitas vezes, mas a palavra LOGOMARCA não existe (ou não devia existir!)!
Aliás a sua construção nem sequer faz sentido no contexto em que é utilizada…

FUNÇÕES DO LOGOTIPO

Um logotipo é importante por uma série de razões. Ele é a frente de batalha, é quem dá a cara pela sua marca.
E também tem algumas funções a cumprir:

1. IMPRESSIVA

No primeiro contacto com uma marca um logo passa uma ideia genérica imediata:
Confiança vs Desconfiança , Profissionalismo vs Amadorismo, Informal vs Formal, Clássico vs Moderno etc
Quem nunca pegou num disco, numa garrafa de vinho ou meteu conversa com alguém apenas pelo seu aspeto?

O logo é o “aspeto” imediato da marca, a 1ª impressão que fica, o impacto visual que pode condicionar ou incentivar alguém a conhecer-nos melhor.
E trabalhado de forma descuidada, sem juntar os ingredientes certos na medida certa, pode travar ou ate prejudicar irremediavelmente a jornada rumo ao sucesso.

2. SIMBÓLICA

Dá à sua marca um símbolo pelo meio do qual as pessoas se podem lembrar dela, mesma sem estar presente.
Melhor ainda: mesmo sem conhecer o produto, serviço ou empresa que ele representa, a sua audiência pode receber muita informação acerca do que faz, para quem, como e porquê.

3. DISTINTIVA

Claro, a sua empresa, o seu produto ou mesmo a sua marca pessoal têm de se distinguir da concorrência de uma forma substancial e relevante.
Mas o logotipo pretende precisamente sinalizar essa diferença.
Queremos que quando a nossa audiência veja o logotipo perceba imediatamente que existe algo de diferente entre a sua marca e a sua concorrência.
Se alinhar cor, formas, texturas e tipografia com o que todos fazem, o logotipo sinaliza ao mercado que a sua marca segue as “regras” estabelecidas.
E isso pode ser bom ou mau, dependendo do que pretende ser.

4. IDENTITÁRIA

Uma imagem vale mais do que mil palavras certo? E um logo forte, impactante, que capte a atenção, ficará na memória da sua audiência, que assim criará através dele associações fortes com a marca.
A partir dele podem criar-se sentimento de pertença, de identidade de marca e mesmo de fidelidade e comunidade.
Um fã da Harley Davidson “acolhe” para o seu grupo quem veja usar o logo da marca num colete de cabedal. É um dos seus. Há um sentimento de partilha de comportamentos, gostos e visões imediato.

COMPONENTE DO LOGOTIPO

Um Logotipo bem trabalhado pode comunicar quem é e o que faz de uma forma bastante eficaz.
Depois de trabalhar na sua marca e ao iniciar o trabalho da identidade gráfica, vai mexer em muitos ingredientes.
De que é feito então um logotipo? Quais os pózinhos mágicos que vamos deitar na poção mágica?

1. COR

Uma palete de cores pode ser composta por uma ou mais cores, combinações infinitas destas, utilizadas de várias formas nos suportes de comunicação da marca (seja online ou offline).
E tem de ser mais que uma escolha estética: tem de ser uma escolha consciente e refletida, porque é muito o  que pode transmitir através da cor: informal / formal , conservador / inovador, trendy / clássico.
Também não é uma questão de gosto pessoal.
E até pode nem ter a ver com o que é norma na sua atividade.
É o que quer transmitir, o que quer que sintam, o que quer ser.

2. TIPOGRAFIA

O tipo de logo que será trabalhado influencia a escolha da fonte a utilizar. Se é um monograma ou um logotipo com o nome completo da marca por exemplo.

3. FORMA

A forma que utilizar nos elementos gráficos do seu logotipo irá influenciar a perceção que dele terá a sua audiência.
Formas Orgânicas têm conotações com calma, compreensão, sensibilidade, inovação
Formas Geométricas estão associadas a respeito, poder, durabilidade, resistência

4. CONTEXTO

Uma pergunta essencial a fazer na altura de desenvolver o seu logo: “Onde vai ser utilizado?”
Porque o contexto irá condicionar a modo como o logo irá ser desenvolvido.
É para uma APP? Qual o formato do packaging? Os produtos têm cores fixas? Se for para aplicar em equipamentos, de que tipo são?

5. ASSINATURA

É um elemento que começa por não ser gráfico, que nem é obrigatório existir, mas que na altura de desenvolver o logo é importante estar definido.
Existindo, qual a relevância para a comunicação da marca? É apenas um complemento ou é uma mensagem definidora do posicionamento?
Ou então pode servir para esclarecer a atividade quando, quer o nome, quer o logo,  não nos dão pistas suficientes.
Depois é definido se é elemento do logo possível de retirar em determinadas aplicações ou se fica inserido nele mesmo.

Exemplo de uma assinatura que está inserida no próprio logo (“motorcycles”) e outra que pode ser retirada (“o café está na origem”).
6. ELEMENTOS ESTÁTICOS / DINÂMICOS

Como vai ser aplicado o Logo?

i. LOGO ESTÁTICO – Sempre da mesma forma

ii. LOGO DINÂMICO – Sofre alterações conforme o suporte onde for utilizado ou muda mesmo de forma conforme o contexto

Um Logo estático (Coca-Cola) e um Logo dinâmico (MIT)

COMO SE DESTACA UM LOGOTIPO?

Na hora de desenvolver um logo, todos pretendem que de alguma forma ele se destaque, que seja visto e apreciado pela audiência a que nos dirigimos.
Estas são algumas características que o logo terá de ter para nos ajudar a chegar lá:

1. APELATIVO

Estamos programados para preferirmos o bonito ao feio. Tentar atribuir pouca ou nenhuma importância ao logotipo enquanto elemento estético é ir contra o que está inscrito em cada um de nós.
Essa beleza estética permite chamar a atenção e inscrever lá bem no fundo do nosso subconsciente uma preferência logo ao primeiro contacto.

2. SIMPLES

A simplicidade pode apresentar-se sob várias dimensões: na forma, na cor, na quantidade de elementos utilizados.

E traz várias vantagens:

  • É mais atrativa aos nossos olhos, não nos distrai.
  • É mais fácil de ler
  • É escalável e assim mais fácil de transpor para outros formatos
3. DIRECIONADO

Falámos em beleza, mas essa definição é bastante subjetiva.
No caso do logo, essa estética tem de estar alinhada com a nossa audiência, que se deve rever nele. Ou seja, tem de agradar ao nosso mercado alvo, podendo até desagradar completamente ao resto do mercado.

4. RECONHECÍVEL

Para ser memorável tem de provocar algum tipo de sentimento junto da audiência.
E é essa memória que queremos que esteja presente na hora de escolher qual a marca que compra, ouve ou segue.

5. INTEMPORAL

Seguir as tendências pode ser bom para os suportes de comunicação (website, catálogos, anúncios etc), facilitam a aceitação e mostram uma marca atenta e dinâmica.
Mas no caso do seu logo pode estar a “matá-lo” daqui a 1 ano, quando a tendência que seguiu estiver totalmente ultrapassada.

6. ALINHADO

Deve comunicar quem é, a sua identidade e os seus valores enquanto marca.
Ou uma ideia e o que faz.

NÃO ESQUEÇA!

LOGOTIPO não é a Marca!
LOGOTIPO nem sequer é a Identidade Gráfica.
É o elemento mais relevante na Identidade Gráfica e é o símbolo gráfico mais importante da Marca.

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