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COMO ESCOLHER AS CORES PARA A IDENTIDADE GRÁFICA DA SUA MARCA


SE É DOS QUE PENSA QUE ESCOLHER AS CORES QUE VÃO IDENTIFICAR A MARCA É UM ATO PARECIDO COM IR À ZARA ESCOLHER A COR DA CAMISA DOMINGUEIRA É MELHOR LER ESTA DIATRIBE COM ATENÇÃO.

Porque são escolhidas as cores numa marca?
O que leva artistas a trabalharem com uma determinada palete de cores?
E a sua marca, que cores pode ou deve utilizar? E quais os fundamentos que o justificam?

As respostas abaixo não são definitivas, são apenas guias que, enquadradas um exercício criativo, garantem coerência e um trabalho final que mais facilmente nos ajudará a dizer o que queremos dizer e a chegar onde queremos chegar.

aprenda as regras como um profissional, para poder quebrá-las como um artista

Pablo Picasso

O Programa para hoje:

A TEORIA DAS CORES

Primeiro um pouco de contexto sobre o estudo teórico das cores.
O que são as cores?
São faixas de ondas de luz que são possíveis de serem vistas pelo olho humano.
E o comprimento das ondas é o que define as cores.
Ou seja, a cor não existe de forma tangível!
Cor é  uma sensação produzida pelo olho. É a impressão produzida na retina do olho pela luz refletida/difundida pelos objetos. Dito de outra forma, é informação processada.
E existem funções fisiológicas e efeitos psicológicos associados a cada cor.

O CÍRCULO CROMÁTICO

Há a roda dos alimentos, a roda da sorte e depois há também a roda das cores.

É a ferramenta básica para combinar cores.

Ela surge de um estudo de Isaac Newton (esse mesmo, o da maçã) que observou que um prisma era capaz de dividir um feixe de luz em sete cores, num efeito igual ao de um arco iris.

Ao longo dos anos, muitas variações do design básico foram feitas, mas a versão mais comum é um círculo de 12 cores baseada no modelo de cores RYB – Red, Yellow, Blue.



O primeiro diagrama de cores circular foi desenhado por Sir Isaac Newton em 1666

Mas, quer na The Silver Factory, quer em todo o lado fora dos circuitos académicos, o que vemos é a generalização do termo.
Tradicionalmente, há uma série de combinações de cores que são consideradas especialmente agradáveis. Eles são chamados de harmonias de cores ou acordes de cores e consistem em duas ou mais cores com uma relação fixa no círculo cromático.

CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS

As 12 cores estão assim divididas:

1. CORES PRIMÁRIA

São cores que não podem obtidas através de misturas de outras cores.

Vermelho, Amarelo e Azul

2. CORES SECUNDÁRIAS

Resultam da união de duas cores primárias

Verde, Laranja e Roxo

3. CORES TERCIÁRIAS

Combinação de uma cor primária com uma cor secundária.

Vermelho-Arroxeado, Vermelho-Alaranjado, Amarelo.Alaranjado, Amarelo.Esverdeado, Azul-Esverdeado, Azul-Arroxeado

TEMPERATURA DAS CORES

As cores tem temperaturas., podemos defini-las entre quentes e frias.

A cor está associada também a sensações térmicas. Cores que graficamente representem o fogo como o amarelo, o laranja, o vermelho serão consideradas cores quentes, cores associadas ao frio, ou ao fresco, como o verde, o azul, o azul-marinho serão consideradas cores frias.

1. CORES QUENTES

Transmitem sensação de alegria, calor, proximidade e estão associadas ao sol, fogo

2. CORES FRIAS

Transmitem sensação de calma, frescura e tranquilidade. Estão associadas ao gelo e à água.

3. CORES NEUTRAS (Branco, Cinzento e Preto)

Cores sóbrias, isentas de sensações

Mas a questão da temperatura também é relativa e depende da combinação feita.

Por exemplo: 
se o amarelo é aplicado com o vermelho a temperatura diminui, porque o vermelho é mais intenso
se o amarelo for combinado com o azul este torna-se mais quente.

TONS, SOMBRAS E TONALIDADES

Podem-se criar sombras, tonalidade e tons de uma cor adicionando preto, cinzento e branco a uma cor base.

1. TONALIDADE

Adicionando branco a uma cor.

2. SOMBRA

Adicionando preto a uma cor.

3. TOM

Adicionando cinza (ou branco e preto)

MATIZ, SATURAÇÃO E BRILHO
1. MATIZ

É o primeiro atributo da cor. É o resultado da nossa perceção da luz refletida.

2. SATURAÇÃO

É definida pela quantidade de cinza que a cor contém ou seja, ajusta-se a saturação de uma cor adicionando-se quantidades de cinza
Quanto mais pura for a cor, mais saturada ela é.

3. BRILHO

É a claridade (ou a falta dela) da cor. Uma cor pode ser mais luminosa que a outra e também uma cor pode ter variação na sua própria luminosidade, adicionando branco (mais luminosidade) ou preto (menos luminosidade).

ESQUEMAS DE CORES / PALETE CROMÁTICA

A identidade da marca é composta por mais de uma cor.

Mesmo se o logotipo apresentar apenas uma, existem depois uma serie de situações em que se faz uso de outras cores.

A este conjunto chamamos de esquema ou palete de cores.

Para construir o nosso esquema de forma harmoniosa, existem algumas técnicas para criar combinações de cores que funcionem bem entre elas, com base cientifica e artística.

São harmonias de cores e consistem em duas ou mais cores com uma relação fixa no Círculo Cromático.

Esquema de Cores Complementares

Combinação que utiliza cores opostas à principal

Esquema de Cores Análogas

Combinação que utiliza cores vizinhas à principal

Esquema de Cores Complementares Dividido

É uma variação do esquema de cores complementar: junta a cor de base e as duas cores vizinhas (ou adjacentes) ao seu complemento.

Esquema de Cores Triádico

Combinação que utiliza cores uniformemente espaçadas. Formam um triângulo quando unidas no círculo.

Esquema de Cores em Retângulo (Tetrádico)

Utiliza 4 cores (2 conjuntos de cores complementares) que unidas formam um retângulo.

Esquema de Cores em Quadrado

Utiliza 4 cores (2 conjuntos de cores complementares) que unidas formam um quadrado.

Monocromia

Combinação que utiliza apenas uma cor, alterando apenas a tonalidade

SIMBOLISMO E PSICOLOGIA DAS CORES

Em cada cor existe um mundo de sensações e significado, gatilhos psicológico que disparam quando contactamos com elas.

Sabendo a identidade da nossas marcar, e conhecendo estes aspeto, pode-se reforçar a perceção e cimentar o posicionamento da marca.

VERMELHO

Ação, paixão, perigoso, extremo, poderoso, ambição

LARANJA

Criativo, rápido, divertido, espontâneo, Determinado

AMARELO

Alegria, brilhante, felicidade, calor, energia, positivismo

VERDE

Natural, limpo, energético, fresco, saúde, prosperidade

AZUL

Confiável, confiável, inovador, calmo, estável, pacífico

TURQUESA

Cura, Imaginação, paz, proteção, sofisticação, espiritual, sabedoria

ROXO

Aristocrata, raro, luxo, autoridade , ambição, majestático, intuitivo

ROSA

Otimismo, compaixão, feminino, saudável, feliz, doce

BRANCO

Limpo, fácil, inocência, pureza, Paz, Minimalismo

PRETO

Elegância, Sofisticado, Confiável, Misterioso, Inteligente

CINZENTO

Autoridade, Estabilidade, Maturidade, Sem Humor, Formal

PRATEADO

Intuição, Tecnologia, Prestígio, Modernismo, Elegância

DOURADO

Glamour, Riqueza, Prestígio, Sabedoria, Poder

CASTANHO

Confortável, Amigável, Orgânico, Seguro

A forma como as cores e tonalidades são conjugadas, a forma coma a marca age e fala, o setor em que está inserida e todo o contexto ajudam depois a aumentar ou diminuir os efeitos que as cores têm sobre as pessoas

IMPORTÂNCIA DAS CORES NUMA MARCA

Já se consegue nesta fase perceber que a escolha das cores da sua identidade gráfica não vai ser só um exercício de estética.
É uma verdadeira ferramenta de Branding.
E quais os resultados de uma escolha estratégica, bem feita e alinhada com a sua marca?

DIFERENCIAÇÃO

Uma dos aspetos chave para uma marca de sucesso é o reconhecimento.

Se quiser que a sua marca se destaque, uma palete de cor diferenciada pode destacar uma marca da sua concorrência, seja num linear numa loja ou nas redes sociais.

As petrolíferas são um excelente exemplo, todas as mais relevantes utilizam estruturas de cor diferentes.

RESPOSTA EMOCIONAL

Existe uma resposta inconsciente quando vemos uma cor. Existem ligações (sejam resultado de experiências ou de ligações neurológicas pré-existentes) que fazemos imediatamente.

Existem pessoas que se vestem consoante o seu estado de espírito, existem cores para o luto, para a amizade, para a paz e para outros tantas outros aspetos no nosso dia-a-dia que conscientemente reconhecemos.

Mas existem depois também os aspetos inconscientes: a forma como a palete de cores da decoração de uma loja afeta a nossa intenção de comprar, a influência que a cor de um botão tem sobre a possibilidade de clicarmos ou não numa loja online.

E se queremos construir relações, a cor também nos ajuda a fazê-lo. Falem com a Ferrari ou com a Apple. O vermelho dos carros de corrida de uma e as caixas em branco alvo da outra fazem corações bater.

FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

A cor pode funcionar como um elemento que vai muito para além da identidade gráfica da marca, pode ser mais do que uma componente essencial do logotipo.

Pode ser trabalhada como um elemento em si mesmo da comunicação da marca.

Veja-se o caso do vermelho para a Coca-Cola, o azul do Facebook, do laranja na Orange ou do Castanho na UPS.

ANTES DE ESCOLHER, RESPONDA A ESTAS QUESTÕES

Antes de escolher as cores sabemos que há perguntas a fazer, há respostas a encontrar que vão muito para além (e têm de ser respondidas antes) da escolha de uma estrutura de cores.

Qual a personalidade da marca?

Nesta pergunta entram muitas outras:

  • O que quer dizer acerca da sua marca?
  • Qual o tom da marca?

As respostas indicam caminhos, por exemplo:

  • Quer estar alinhado com a sua indústria de modo a que as pessoas mais facilmente identifiquem o que faz e como faz?
  • Ou quer ir na direção oposta e diferenciar-se radicalmente  “do resto do bando”?

Qualquer resposta é válida, mas levam a caminhos diferentes na escolha da palete cromática.

COM QUEM QUER FALAR?

Quem á a sua audiência, o seu público alvo ou  seu cliente? Se tiver um alvo de género específico defina-o

Qual a faixa etária preferencial que pretende atingir? (Sim, as preferências e emoções associadas à cor também variam com a idade!)

QUAIS AS EMOÇÕES QUE O SEU PRODUTO TRANSMITE?

Que produto ou serviço vende? Agora pense em que problema ou necessidade que resolve.
E agora pense, quais as emoções associadas que quer que sintam?
A mesma categoria de produtos pode ter emoções associadas diferentes conforme a marca. Pense nas marcas de carro por exemplo.

Qual a principal emoção que procura uma pessoa que compra um Volvo? Segurança
E no caso da BMW? Performance

Diferentes emoções, diferentes linguagens cromáticas.

ONDE VAI SER UTILIZADA A PALETE CROMÁTICA?

Se procura internacionalização pense para onde vai vender e se existe alguma cor que tenha uma interpretação distinta da que pretende transmitir.

O exemplo mais comum é o Branco:
na cultura ocidental é símbolo de pureza, em alguns países do próximo oriente é símbolo de morte.

Bem diferente não?

COMO VAI SER UTILIZADA A PALETE CROMÁTICA?

Tem presença essencialmente no mundo online ou offline?
Que tipos de suportes? Grande ou pequenos?
Aplicação em produto físicos? E são para ser expostos em loja?
Ou é uma marca de serviços?

Todos os pormenores contam, seja minucioso, a sua marca agradece (e a equipa de design também!)

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MEU GOSTO E PREFERÊNCIAS?

A esta respondemos nós: NENHUMA!

Tentar escolher uma palete de cores com base nos gostos / preferências pessoais é um erro mais que visto aqui na The Silver Factory.

A sua cor preferida é verde? Ótimo, escolha essa cor para o seu próximo carro!
Não gosta de laranja? Não se esqueça de dizer isso quando for comprar uns sapatos.
É do Benfica? Se tiver uns bilhetinhos, não se esqueça de nós! 😉

Mas nada disto tem a ver com os seus clientes nem com a psicologia do consumidor. Afinal, quem compra os seus produtos, quem contrata os seus serviços?

AGORA COMPLETE O PROCESSO

A estrutura de cores apenas é uma ferramenta de Branding quando pode ser usada em  simbiose e sintonia com a personalidade da marca.

Se tiver que quebrar todas as convenções faça-o se fizer sentido e encaixar na comunicação da marca. Em todo este passos, o mais importante é que sejam escolhidas cores de acordo com a personalidade da marca e não o contrário.
Por outro lado se seguir o “manual” da sua categoria faça-o por decisão estratégica e não apenas por conveniência e facilitismo.

Agora, mãos à obra, complete a identidade gráfica da marca!

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