Close
Type at least 1 character to search
Back to top
What's in a name - Naming

A IMPORTÂNCIA DO NOME para uma marca


O NOME É TUDO E NÃO É NADA. EM SI NÃO TEM SIGNIFICADO SE NÃO LHO FOR DADO.

O Joaquim andava com uma ideia há algum tempo.  
Um conceito que achava inovador. Juntando-lhe os seus conhecimentos na área era um negócio destinado ao sucesso. Só podia.

Depois de construir um plano de negócios sólido, começou a implementá-lo afincadamente. Financiamento, produção, logística. Tudo.
Mas surgiu um pequeno problema: o nome que tinha em mente já estava ser utilizado por outra marca.
O URL (o domínio web) também já estava “ocupado”. Provavelmente também não conseguirá registar a marca e assim o potencial de transformar o seu negócio num franchising assim que ele descole fica fortemente limitado.
Pensando que um novo nome lhe surgiria mais cedo ou mais tarde, simplesmente seguiu em frente, continuando a empenhar-se em fazer o resto do trabalho para lançar o seu negócio.

Mas entretanto o problema passa de pequeno a grande…
Estava tão emocionalmente ligado ao seu nome original que nunca se esforçou verdadeiramente para considerar alternativas válidas.

E agora aqui está ele, naquele momento de tudo ou nada em que tem de se comprometer com um nome.
Como nunca fez um trabalho profundo para clarificar a sua marca – o que significa, o que ela representa, aonde quer levá-la – está prestes a escolher um nome que poderá limitar o seu potencial desde o início.

NAMING. FÁCIL OU DIFÍCIL?

Não existe esse assomo de criatividade repentino que resulta no nome perfeito. Acreditar num momento eureka para definir um elemento tão relevante para uma marca é um ato de crença e não uma decisão de negócio estratégica.

A construção de um nome tem muito da boa e velha pesquisa e de um trabalho estratégico e sistemático da marca.
Os melhores nomes, sejam para produtos ou serviços, para empresas B2B ou B2C, para massas ou para nichos, surgem de um briefing claramente articulado sobre o que o torna único no seu mercado.

Mas o pensamento mágico não acontece no vácuo…
Fazer bem é DIFÍCIL.

COMO CHEGAR LÁ?

COMPREENDA-SE A SI

Uma marca não consegue falar ou fazer sem antes saber o que é e o que pensa.
É Filosofia helénica vintage aplicada ao Branding:

Nosce te ipsum

conhece-te a ti mesmo

A marca é motivada pelo desejo de sucesso.
Mas a estratégia para alcançar esse sucesso só pode ser definida  quando ela verdadeiramente se conhecer a si mesma:

  • Quais os seus princípios e valores?
  • Como se relaciona consigo (dentro da empresa) e com os outros (fornecedores, concorrência, audiência e clientes)?
  • Conhecer-se é também definir os seus “nãos”.
    O que não penso. O que não faço. Com quem não me relaciono. Para quem não falo. Para onde não quero ir.
  • E é também perceber onde está o seu fator de diferenciação, o que torna a marca única.
    Porque irá alguém optar pela sua marca em detrimento da da sua concorrência?
COMPREENDA A SUA AUDIÊNCIA

Tal como a maioria das atividades no branding, um nome de marca eficaz começa com a compreensão das personas da sua audiência.
Se puder identificar as características do seu cliente ideal, poderá descobrir para quem está a criar a marca (afinal de contas, a marca não o serve a si!).
Reúna o máximo de dados possível acerca de aspetos como a idade, localização, origem étnica e sexo.
Poderá até encontrar algumas informações úteis sobre seu público olhando para o lado e vendo os seus concorrentes (exº analisando os seus seguidores nas redes sociais).
Depois de ter essa(s) persona)s) “construída(s)”, use-a(s) para criar uma lista de termos que podem agradar a essa audiência.

PESQUISA – INFORMAÇÃO – INSPIRAÇÃO

Existem vários caminhos para se chegar a um nome.
E existem também vários tipos de nomes a que se poderá chegar.

O resultado desta jornada e do seu final serão definidos por um mix de pesquisa, tratamento de informação e um extra de criatividade (que regra geral decorre precisamente de todo o trabalho que aplicámos no processo).

A Criatividade dá trabalho
Por isso recolha informação, pesquise, mesmo sem ser em temas ligados à sua atividade. Por vezes será até preferível fazer uma pesquisa fora da sua área, de modo a ter ideias frescas e diferentes.

O QUE DEVE TER EM CONTA

É fácil ignorar a importância de um nome quando se trata de branding.
No entanto, o nome da sua empresa ou da sua marca é como os seus clientes ganharão familiaridade com ela. Se não acertar na primeira vez, corre o risco de alienar o seu público ideal. A melhor maneira de garantir que não acabará  numa situação perigosa é seguir algumas “regras”.
Algumas das principais que podem ajudar na definição do nome da marca:

INESQUECÍVEL

A marca tem de se colar às mentes e aos corações do seu público.
Uma das formas disso acontecer é ter um nome que seja exclusivo, criando uma palavra totalmente nova, como “Google”. O desafio é encontrar um equilíbrio entre tornar o seu nome “diferente” mas ao mesmo tempo não confundir ou iludir acidentalmente a sua audiência.

SABE BEM AO DIZER / SOA BEM AO OUVIR

Um grande nome de marca precisa fluir quando o dizemos. Quando o seu cliente o diz em voz alta ou escreve para um amigo, deve parecer completamente natural.

Muitas marcas usam a aliteração para melhorar a sensação fonética do seu nome, como a “Coca-Cola” por exemplo.
Muitas outras “ferramentas” fonéticas podem ser utilizadas, certifique-se apenas que, antes de registar um nome, o diz em voz alta muitas vezes.
Ninguém quer que o seu nome seja um trava-línguas.

CONSISTENTE

Lembre-se que o nome da sua marca e a sua identidade visual vão andar de mãos dadas ao longo de toda a vida do seu negócio.
No entanto, embora a sua identidade visual possa mudar de tempos a tempos, o nome da sua marca provavelmente permanecerá o mesmo.

Se deseja investir numa marca forte para a sua empresa, geralmente é uma boa ideia garantir que as pessoas possam associar o seu logotipo ao nome da sua marca (por exemplo, a “Apple” tem um logotipo bastante óbvio, no formato de uma maçã).

Embora possa parecer mais interessante escolher uma variedade aleatória de formas para o seu logotipo, combinar a sua identidade visual e verbal é crucial para ajudar as pessoas a (re)lembrarem o seu negócio.

Dessa forma, em vez de depender totalmente da memória linguística para a marca, os seus clientes também podem armazenar uma memória visual.

ALINHADO E COM SIGNIFICADO

Num nome podem estar inscritos alguns sentimentos e/ou estados de espírito: pode ser formal ou informal, divertido ou sério, elitista ou popular.

O que é a sua marca? Como quer ser vista?

Tenha isto em conta na hora de criar o seu nome, para que a sua fonética esteja alinhada e facilite o trabalho de construção da marca.
Mesmo que estejamos a trabalhar um nome de fantasia (ou seja, uma palavra que não existe), tente transmitir-lhe algum significado.

Ao fazê-lo pode tornar o nome da marca em si mesmo um instrumento de comunicação, uma ferramenta de Branding.


Vale a pena despender durante o processo de criação do nome do seu projeto toda a energia possível para se chegar a um resultado válido para o hoje e para o amanhã.
Um resultado que se alinhe com toda a envolvente da marca e da oferta.

Escolher o nome adequado para uma marca não se restringe a quem tem muito dinheiro ou muito tempo livre.
É o domínio daqueles que estão dispostos a fazer o trabalho – a ir mais além e a continuar a garimpar, até encontrar o nome certo para a marca e para a sua visão.

Já que aqui está…

Se precisa de um trabalho de naming com impacto na sua marca deixe-nos uma palavra.

Post a Comment