Close
Type at least 1 character to search
Back to top
PENSAR / EXECUTAR / ACOMPANHAR PENSAR / EXECUTAR / ACOMPANHAR

DAR UMA IDENTIDADE COESA
A UM GRUPO INDUSTRIAL EM EXPANSÃO.

/A SITUAÇÃO.

O grupo tem a sua origem na empresa FJN Moldes, uma empresa de fabrico de moldes de injeção para a industria plástica. Foi depois alargando o seu âmbito, com a criação de outras empresas, numa lógica de integração vertical.

/O DESAFIO.

Ajudar na expansão de um conjunto de empresas da área dos moldes sem uma marca bem definida, sem presença online e com pouquíssimos materiais de comunicação.

/O RESULTADO.

Foi criada a identidade gráfica para o grupo e respetivas empresa, website, vídeo, fotografia corporativa e de produto e material de comunicação que apoie o Grupo FJN na sua expansão internacional.

/O QUE FOI FEITO?

Identidade Gráfica do Grupo. Identidade Gráfica das empresas. Estacionário FJN Moldes. UI+UX Design. Web Development. Vídeo Corporativo. Fotografia Corporativa+Produto. Desdobrável.

/O TRABALHO.

Rebranding.

A FJN Moldes, “empresa mãe” do grupo, precisava de uma identidade gráfica que melhor representasse e definisse quem são e onde queriam ir. A nova identidade precisava de evocar um sentido de modernidade, confiança e profissionalismo. Como requisitos essenciais estavam a manutenção da palete de cores e respeito pelas formas (não as abandonando ou desvirtuando). Assim sendo, optou-se pela utilização de formas geométricas e pela estilização e simplicidade formal do conceito de precisão e encaixe. Pretendia-se uma lógica de rebranding evolutivo, que assim demonstrasse o crescimento da empresa, sustentado e assente em valores sólidos.

Posteriormente, com a estratégia de unificação das empresas sob uma mesma marca, foram desenvolvidos logotipos para o Grupo e para as restantes empresas: Hastimolde e FJN Plásticos. Para a FJN Plásticos, desenvolveu-se um logotipo tendo como base a ideia de injeção de plásticos nos moldes, recorrendo ao desenho de uma gota e de uma circunferência. Para uniformizar o conceito, recorreu-se ao azul da FJN Moldes em conjunto com um tom mais claro de azul. No logotipo da Hastimolde, partimos do encaixe entre o molde e a vista lateral de um parafuso. Mantivemos a cor da FJN Moldes e da FJN Plásticos. Para o logotipo que representa o grupo, foi criada uma junção entre o logotipo da FJN Moldes e da FJN Plásticos, utilizando as mesmas cores desses logotipos.

Resultado: um conceito coerente, uniforme e fluido entre todos os logotipos do grupo.

Ilustrações Explicativas.

Associada à identidade criámos também um conjunto de ícones que comunicassem de forma visual o know-how e capacidades produtivas de todo o grupo.

O Website.

Com a nova identidade e estrutura corporativa do Grupo, foi desenvolvido um website multilingue (design e programação) que espelhasse esta nova realidade, de forma simples e apelativa. Tendo em conta o perfil da empresa e dos visitantes, foi estruturado um mapa do site com a sua navegação e produzidos conteúdos visuais (fotografia e vídeo) que enriqueçam a experiência do utilizador. O site mantém uma navegação e animações de transição fluidas quer em desktop, quer em mobile.

/O CLIENTE.

Grupo FJN